You are currently viewing O que é Smart Money?

O que é Smart Money?

Dinheiro Esperto? O que é isso? Smart Money é aquele dinheiro que parece ter inteligência própria pra fugir do seu bolso ou da sua conta bancária? Não! Vamos explicar o que é e como isto pode alavancar o seu negócio ou sua idéia.

Aqui vou compartilhar com vocês o que aprendi sobre o este termo interessante.

Significado de smart money

A tradução correta de Smart Money é dinheiro inteligente, e é muito comum entre investidores.

Para muitos empreendedores, conseguir um investidor é uma necessidade para manter a startup viva até se encontrar um modelo de negócios escalável. O que poucos aprendem a tempo é que a insistência em conseguir capital a todo custo pode ser fatal para o projeto.

Segundo o Sebrae “A expressão Smart Money serve para descrever os investidores que não irão aportar somente capital, mas que também serão um diferencial importante para a startup”.

São investidores que têm experiência no mesmo mercado em que a startup atua e contribuem com insights importantes sobre o modelo de negócio, complementam o time com conhecimento, apresentam histórico de investimento na área e têm forte networking junto aos clientes potenciais.

Investidor Smart Money
Illustration of characters trading money with ideas

Isso não significa necessariamente que o investidor estará presente no dia a dia da startup, mas que ele pode ser consultado — dado que é uma fonte importante de conhecimento —, trazer insights e atuar como mentor para quem está no dia a dia do negócio.

Esse papel pode ser exercido por um investidor anjo, que costuma ser alguém que teve uma longa e bem-sucedida carreira no mundo dos negócios e agora está disposto a correr risco investindo em outras empresas. Além de ajudar a startup, ele também tem todo o interesse que o negócio se desenvolva, uma vez que tem dinheiro investido nela.

Investidores que trazem smart money não costumam dizer “eu acho que você deve” ou “que tal se vocês fizessem assim”, mas sim “veja como essa outra empresa resolveu este problema” e “este é o documento que você precisa”. Menos opinião, mais determinação.

Aqui na Elementa somos entusiastas em ajudar e criar novos negócios de forma colaborativa e mão na massa.
Participe e saiba mais.

Fontes:
https://www.sebrae.com.br/
https://distrito.me/

Marcos Gabler

Já fui Desenhista de Quadrinhos, Ilustrador Publicítário, Designer de Embalagens, Redator, Story boarder, Produtor Gráfico, Professor de Desenho, Diretor de Criação, Sócio de Agência de Publicidade, Programador. Hoje atuo ativamente em Web Design - com especialidade em WordPress, Marketing Digital e Gestão de Projetos. Conheça mais sobre mim em marcosgabler.com.br

Deixe um comentário