You are currently viewing Redes colaborativas e coletivos

Redes colaborativas e coletivos

Há muitos anos venho buscando criar grupos colaborativos e coletivos, pois acredito que vivemos tempos de transição e que os novos modelos de organizações serão em rede. As características destas redes serão atuar sem hierarquia, com integralidade (sem “máscaras sociais”) e com propósito evolucionário (ver Reinventando as Organizações – bit.ly/reinventandoasorganizacoes).

Quem é a Automattic

Vejam que legal a página Quem Somos da Automattic (https://automattic.com/about/).

Seria incrível criarmos algo similar. Ok… IGUAL no site da Elementa.com.br!

Automattic é a organização que gerencia o projeto do WordPress no mundo. Vejam o texto no QUEM SOMOS

Temos orgulho de dedicar 5% do nosso tempo ao Projeto WordPress de código aberto.

Em 2014, o CEO da Automattic e cofundador do WordPress Matt Mullenweg se comprometeu a dedicar 5% do tempo de nossa empresa ao núcleo do WordPress e convidou outras empresas e indivíduos para se juntar a nós. A chamada para a ação de Matt convidou as organizações que querem “fazer crescer o bolo do WordPress (e não apenas sua parte)” a dedicar 5% de seus recursos ao núcleo do WordPress.

Saiba mais sobre o que aconteceu a seguir e como você ou sua empresa podem dedicar tempo ao futuro do WordPress no Five for the Future .

Acredito que o futuro das organizações é o trabalho em rede e que no QUEM SOMOS de todos coletivos deveríamos fazer algo como o site da Automattic.

Em 2009, tive o prazer de conhecer o Matt Mullenweg – criador do WordPress – e gravei este vídeo.

Como a comunidade WordPress está fomentando a colaboração?

https://wordpress.org/five-for-the-future/

O que é o Five for the Future?

Lançado em 2014, Five for the Future incentiva as organizações a contribuírem com 5% de seus recursos para o desenvolvimento do WordPress. O cofundador do WordPress Matt Mullenweg propôs este benchmark para manter uma “proporção áurea” de contribuidores para usuários. 

A comunidade está à altura do desafio, com a participação mais do que quadruplicada desde o lançamento. 

Quem deve participar do Five for the Future?

Qualquer pessoa pode contribuir para o Five for the Future. Muitos colaboradores se concentram no lado técnico do WordPress, como o desenvolvimento principal, mas também há equipes trabalhando em outras áreas, como marketing, tradução, treinamento e comunidade. Sempre há uma maneira de se envolver, seja qual for o seu conjunto de habilidades.

Por que você deve participar do Five for the Future?

Os colaboradores têm a oportunidade de aprender com inovadores apaixonados que ficam mais do que felizes em compartilhar seu conhecimento e experiência. 

Para as organizações, a contribuição do WordPress pode fornecer treinamento mais econômico ou oportunidades de crescimento do que muitos programas tradicionais.

Os participantes veem uma série de benefícios: 

  • Identificação e recrutamento de talentos.
  • Influenciando a direção da plataforma WordPress.
  • Contribuindo para o futuro da web aberta.

Marcio Okabe

Sou um japonês baiano que fez engenharia elétrica na Unicamp e pós-graduação na FGV. Gosto de temas relacionados a desenvolvimento humano como Curso Avatar, PNL, Leader Training, Investigação Apreciativa, Dinâmicas Humanas, Espiritismo e outros.

Deixe um comentário