Toda quarta feira, a partir das 15 horas, pelo Zoom

O que é o WordPress?

Até o momento em que estou escrevendo este post, mais de 40% dos sites construídos através de CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) são constrídos com WordPress e esse número continua a crescer todos os anos. (Confira comparativo realizado pela w3techs)

O que é um CMS?

Um CMS é uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação.

Uma das melhores coisas no WordPress é que ele vem uma interface intuitiva e bastante amigável ao usuário. E se você já sabe como usar o Word, você nem precisa se preocupar com o WordPress. Você vai poder escrever, criar e publicar conteúdo de uma forma tão fácil quanto faz no editor de textos da Microsoft.

Originalmente o WordPress foi consebido para criar blog com facilidade mas com o tempo a plataforma espandiu seu horizontes e hoje em dia é possível desenvolver inúmeras aplicações através de extensões, chamados plugins e temas.

Sites famosos feitos com WordPress

Se você pensa que o WordPress é só para pequenos e médios usuários vc está enganado.

Com a entrada do governo do Trump, o site da Casa Branca migrou para o WordPress. Com um layout fluído, o site oferece rápido acesso a diversas áreas de conteúdo de notícias e também para as redes sociais, como o Twitter. Confira mais sobre essa mudança em nosso artigo sobre o site da Casa Branca em WordPress.


Um dos principais canais de televisão, a BBC America também utiliza o WordPress. Segundo o gerente de desenvolvimento de produtos da BBC Worldwide, David Anderson, os próprios editores personalizam os temas para corresponder à aparência de um programa.


A Time Magazine é uma das maiores revistas de notícias mais conhecidas do mundo. E o seu site foi feito usando a plataforma do WordPress. Em suma, conta com um layout estratégico para a divulgação das notícias online.


A Sony é a segunda maior gravadora de música do mundo, representando vários artistas, como Celine Dion, Britney Spears, Justin Timberlake e Michael Jackson. O seu site utiliza o WordPress. Se é um bom site? Em primeiro lugar, o layout é interativo e em segundo lugar, é super legal de navegar.


A Microsoft dispensa apresentações, uma das maiores desenvolvedoras de softwares e recursos tecnológicos do mundo usa WordPress.


Sabia que o Facebook tem um site com divulgação de notícias sobre os serviços de uma das redes sociais mais usadas no mundo? Portanto, é o Facebook Newsroom.


A Disney também usa WordPress.  Como resultado, o Site The Walt Disney Company reúne informações sobre os parques no mundo todo, experiências e produtos da Disney, além de divulgar notícias sobre a companhia.


A Freedomee é uma rede social e loja online onde você gera negócios, tem lucros e faz investimentos enquanto consome, produz, vende, investe e indica, desenvolvendo a economia do bem. A página que é porta de entrada do sistema foi desenvolvida com WordPress.

O que dá pra fazer com WordPress?

Pela sua versatilidade a criatividade é o limite. Mas vou citar alguns exemplos já em uso.

1. Construir um site

Parece óbvio mas lembre-se que ele começou como um costrutor de Blogs. O WordPress é hoje o CMS mais popular do planeta, usado pela maioria dos Empreendedores Digitais.

Se quiser entrar para o clube dos amantes de WordPress a Elementa está promovendo um Curso Gratuito de WordPress.

2. Iniciar um Blog

Não importa o que você faz profissionalmente, provavelmente você é (ou deveria ser) um especialista na sua área. E que melhor maneira do que construir um lugar onde você possa compartilhar sua experiência? Esta é uma das mais importantes maneiras de promover você e seu negócio.

Mas mesmo sendo tão fácil criar um Blog com WordPress milhares de sites não conseguem atingir seus objetivos. Quer uma dica? Comprometa-se a publicar um conteúdo, por mais simples que seja, uma vez por dia durante um ano inteiro e você se acostumará a trabalhar para publicação. 

Não se sente pronto cumprir este compromisso? Comece devagar, uma ou duas vezes por semana. Mas não deixe de fazer com regularidade. Com o tempo isto vai ser tornar um hábito e vai acabar sendo algo que você vai adorar fazer.

3. Venda pela internet

Um dos motivos mais populares de lançar um site na internet é fazer negócios online. Por isso o e-commerce não pára de crescer. Então por que não entrar nesta onda e para abrir sua própria loja online baseada em WordPress? Você tem muitas ferramentas para ajudá-lo a começar, sendo uma das mais populares chamada WooCommerce.

4. Configurando um site de portfólio ou currículo online

Ei, estamos na era digital, então, como tudo em sua vida, seu currículo precisa estar online. Monte o seu próprio site, usando o seu nome ou a marca que melhor representa e acrescente o seu currículo. Certifique-se de torná-lo uma ótima demonstração de suas habilidades.

5. Criar um site de espaço para membros

Quando seu site começar a ter muitas visitas, é hora de gerar uma renda passiva. A melhor maneira absoluta de fazer isso hoje é criar um site com conteúdos premium.

O conteúdo premium deve ser acessível apenas por meio de uma área de assinantes. Existes diversos plugins e vai dar um pouco mais de trabalho para configurar, mas vale a pena.

6. Cursos online

Com o uso de vídeos, você pode criar um curso on-line e cobrar por usuário. Se você tem algo de valor a oferecer aos visitantes, esse pode ser uma ótima idéia para gerar mais renda.

7. Construir um site da comunidade

As comunidades online são uma nova tendência que está sendo explorada por empreendedores e grandes empreesas.

Construa uma comunidade online apaixonada e envolvida. Embora possa não ser o próximo Facebook, uma comunidade pode ser facilmente construída com um site usando o bbPress e então ele voltará para você para colher os lucros.

8. Aplicativos para celular

Ok, já estou apelando. Mas saiba que já existem plugins que permitem criar aplicativos para celular. Além disso é possível usar tecnologias especializadas em criação de APPs que simplesmente vão buscar as informações em de bancos de dados de sites feitos em WordPrerss. O conteúdo é publicado pelo Painel de controle do WordPress, que é uma solução pronta, e depois os aplicativos buscam o conteúdo e exibem pelos APPs.

Créditos

Marcos Gabler

Web Designer e Empreendedor digital. Especialista e amante do WordPress.
Mais sobre mim em marcosgabler.com.br